Refresh

This website www.mitologia.pt/golpe-do-bau-origem-e-significado-538219 is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

23 de Março, 2022

"Golpe do baú", origem e significado

A expressão golpe do baú é digna de nota em virtude da sua origem e significados, que foram sofrendo alterações ao longo do tempo. Assim, ela tem dois grandes polos de sentidos - um primeiro, mais antigo, em que a ligação entre a expressão e o acto era quase óbvia; e um segundo, mais recente, em que, por razões culturais, a ligação anterior se foi perdendo mas parte do significado se manteve até aos nossos dias de hoje. Nesse contexto, para explicar o significado que a frase tem nos nossos dias é imprescindível apurar a sua origem histórica, como faremos abaixo.

Qual a origem e significado de 'dar o golpe do baú'?

Em outros tempos, possivelmente até já na Antiguidade - como pode demonstrar a lenda de São Nicolau - era característico que antes de um casamento o noivo recebesse uma espécie de dote por parte da noiva e respectiva família. Essa espécie de oferta, directamente monetária ou já de bens, era destinada a ajudar a mudança da figura feminina para uma nova casa, onde podia, muitas vezes, ser vista mais como um incómodo e prejuízo monetário do que como uma verdadeira adição à família. Nesse seguimento, muitas vezes era comum que o tal dote fosse guardado numa arca ou baú, para estar bem seguro num tempo em que ainda não existiam instituições bancárias... e isto levou, progressivamente, à ideia de que algumas pessoas menos bem intencionadas pudessem vir a casar exclusivamente para tomarem para si parte das posses da família da noiva.

 

A ideia foi-se mantendo ao longo dos séculos - continua a aparecer em diversos romances medievais, e mantém-se em obras mais recentes - mas progressivamente lá acabou por se ir perdendo ou modificando, sobrevivendo nos nossos dias em um punhado de tradições, como a do pai da noiva, tradicionalmente, pagar a cerimónia do casamento. Mas, se o agora-proverbial golpe do baú deixou de ser tão literal, manteve-se a sua ideia subjacente, em particular quando existe uma grande diferença de estatuto entre os dois noivos, seja - como originalmente - em termos de dinheiro, de beleza ou de idades, dando uma espécie de sugestão de que duas pessoas apenas se ligaram por laços de matrimónio a bem do vil metal, o que levou à expressão anglófona de gold digger, i.e. alguém que apenas casou com o objectivo de "sacar" o ouro, as posses materiais, da suposta alma gémea.

 

Portanto, a expressão que se refere a "dar o golpe do baú" é, hoje, uma alusão a esta última parte da evolução da ideia original, dando mesmo a entender que duas pessoas apenas casaram em virtude do proveito desigual - seja masculino ou feminino, apesar do sentido original, que tornava quase impossível às mulheres realizarem este golpe - que essa união traz a uma delas, i.e. a menos rica, mais nova ou mais bonita. Existe, de facto, um certo sexismo na expressão, mas é uma boa forma das más línguas justificarem algumas simpatias entre duas pessoas que, à partida, pareçam ter muito pouco em comum...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!