Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

04 de Março, 2025

O breve mito de Asteródia

Falar de Asteródia e dos seus dois filhos é... por um lado é curioso, sem qualquer dúvida, mas por outro também nos levanta diversos problemas. Quer dizer, os mitos gregos e romanos da Antiguidade eram mais que muitos, e por cada famoso Hércules ou Aquiles podiam ser encontradas várias figuras menos conhecidas, como Troilo ou Charun. Depois, seguindo-se essa sequência, existem um conjunto de personagens e histórias mitológicas (ainda) menos conhecidas, que em muitos casos se resumem a meros nomes. Se o mito de hoje não está assim tão perdido - caso contrário, como conseguiríamos falar dele aqui? - é um de muitos que apenas nos chegaram em breves menções presentes em escólios de outros textos.

 

Diz-se então que esta Asteródia, também conhecida pelo nome de Astéria, foi casada com um homem chamado Foco, e dessa união nasceram dois filhos, de nomes Panopeu e Criso. Sobre eles, apenas nos é dito que se odiavam tanto que antes de nascerem já andavam à pancada dentro do próprio ventre de sua mãe. Os breves contornos da ideia sugerem um possível mito como o dos filhos de Édipo, com uma destruição mútua dos irmãos, mas infelizmente nada mais nos chegou sobre toda esta história - a continuação do escólio apenas acrescenta que algo de semelhante também tomou lugar com outros dois pares de irmãos, mas também eles se remetem a meros nomes, cujas respectivas tramas já há muito se perderam.

 

O que dizer de mitos como estes, de que apenas o nome de Asteródia, do respectivo marido e dos filhos de ambos nos chegaram? Quase nada mais, porque estes nomes apenas parecem ter sido preservados na sequência do estranho episódio mitológico que os unia. Sim, os filhos lutaram entre si dentro do ventre da mãe, algo que não parece acontecer em nenhum outro mito que nos tenha chegado numa forma mais completa, mas tudo o resto acaba por ficar apenas à nossa própria imaginação, já que as fontes nada mais nos dizem. Imaginar maiores detalhes, sem qualquer ponto de apoio real para os mesmos, é aqui imprudente, e quase que impossível.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!